in ,

Por que não um Conto de Fadas?

Imagens: Reprodução

Por Dayana Guedes

Assim como muitas meninas da minha geração, fui contagiada com as lindas histórias de princesas e todo esse imaginário que constitui a psique feminina. Sentindo como se estivesse num divã, posso dizer ainda, que apesar de ser uma pessoa bastante realista, minha mãe alimentava com carinho esse mundo encantado dos sonhos e da magia, que é o universo puro da infância. E quantas vezes assistimos, juntas, a vários romances infantis…“A Bela adormecida”, “Cinderela”, “Branca de Neve”, “A Bela e a Fera”. Confesso que cresci apaixonada pelos vestidos maravilhosos, pelos cabelos perfeitos, pelos lindos sapatos e, principalmente, pelas histórias de amor, geralmente impossíveis, que sempre acabavam com final feliz.

20130501-192959.jpg

Uma clássica maneira de reeditar e simbolizar esse imaginário feminino vem sendo a tão sonhada festa dos 15 anos. Coroa, flores, tules, fitas e príncipes passeiam na nossa imaginação adolescente. E como passearam na minha! Porém, como já mencionei, o realismo da minha querida mãe me mostrava o quanto era caro uma festa com todos esses encantos. Realmente vivíamos em outra realidade econômica e todos sabem que um evento desse porte era coisa para famílias mais abastadas. Apesar dessa frustração, ela nutria em mim a capacidade de sonhar com um futuro lindo, cheio de conquistas, como deve ser o de uma princesa. Não de uma princesa que já encontra tudo ao seu alcance, mas de uma princesa que através de valores como honra, honestidade, respeito, responsabilidade, bondade e força de vontade, acaba concretizando seus sonhos.

O tempo passou, ah e como passa… Mas sempre carreguei comigo esse romantismo meloso, mas tão bom! Beijei alguns sapos, quebrei alguns saltos, mas sempre sonhadora e irremediavelmente romântica. Corações partidos, lágrimas incontroláveis, decepções que oprimiam aquele lindo sonho de final feliz.

Até que um dia, já na faculdade, procurei um professor, para orientar minhas pesquisas na área de Psicologia do Esporte, uma vez que eu era estudante de Psicologia na UFPE e de Educação Física na UPE. Para minha surpresa, como um “cupido” ele disse que iria me apresentar um aluno que estava se formando em Educação Física pela UFPE e que também cursava Psicologia na UNICAP, pois estava realizando sua pesquisa na área de Psicologia do Esporte. Comecei a me questionar acerca do tamanho dessa coincidência. Até um amigo brincou: “Será tua alma gêmea?”. Confesso que fiquei curiosa, mas também cautelosa. Ao conhecê-lo, não foi amor à primeira vista, como nos clássicos, mas fizemos uma boa amizade. Ele tinha namorada e eu também arrumei o meu. Realizamos nossas pesquisas, ajudamo-nos nas dificuldades acadêmicas e as concluímos com êxito. Estabelecemos uma bela relação de muita confiança, solidariedade e admiração, pois compartilhávamos de valores parecidos. Com o tempo já estávamos confidenciando as frustrações dos nossos romances e até pedindo conselhos um ao outro. Até que um dia, dei um tempo no meu relacionamento e para a minha surpresa ele também tinha terminado o dele. Choramos nossas pitangas e rolou aquele clima… Ficamos. Nesse dia tive a sensação de que estava num conto de fadas. Sentimentos tão genuínos brotaram em meu coração. Porém, depois desse dia, passamos algum tempo sem nos falar e comecei a ver que tinha sido apenas um acontecimento. Acabei reatando o namoro com o antigo namorado e continuei a vida, mas sempre me questionando sobre o quanto aquilo tinha sido especial. E cadê coragem para dizer a ele? Mas ele acabou sabendo.

Depois de um tempo, fiquei sabendo por uma amiga que ele tinha reatado o namoro com a antiga namorada. Fiquei tão chateada, mas tentei racionalizar, pois eu não tinha o direito de cobrar nada dele, afinal tinha feito o mesmo. Entretanto, combinamos de conversar e nessa conversa mais uma vez me surpreendi. Ele disse que tinha voltado o namoro, mas gostaria de estar comigo. Fiquei tonta e totalmente indecisa até que ele falou as palavras mágicas, as quais jamais vou esquecer: “Estamos separados agora, mas tenho certeza que um dia voltaremos a ficar juntos. Pode ser daqui a uma semana, ou daqui a dez anos, ou até mesmo em outra vida, mas eu tenho certeza que fomos feitos um para o outro.” Recebi tais palavras com os olhos marejados e hoje as vejo como o que a gente chama (na Psicologia) de “Frase Oracular”, que é aquela que exerce um poder profético devido a sua força. Mas realmente ainda não tinha tanta fé nesse cortejo e continuamos nossas vidas, cada um com seu romance particular.

20130501-201150.jpg

O tempo passou e depois de alguns meses ele me ligou dizendo que tinha terminado o namoro definitivamente. Fui solidária, mas não alimentei nenhuma esperança, pois ainda estava comprometida. Mas parece que o universo conspira mesmo porque tive uma decepção daquelas com meu namorado “sapinho”, que se passava por príncipe. Descobri uma traição dele e sem mais dúvidas terminei definitivamente aquele namoro. Lágrimas, tristezas, mas lá no fundo do meu coração lembrava daquelas palavras mágicas. Será mesmo? Três dias depois ele me ligou, parecia até que tinha sentido e então saímos e a partir daí estamos juntos até hoje.

E juntos estudamos, nos formamos, trabalhamos, viajamos, curtimos e sofremos. Principalmente quando senti a maior dor da minha vida, que foi perder a minha mãe. Ele estava lá cheio de amor, paciência e solidariedade. Ele foi minha força quando pensei que não podia mais ficar de pé. Lutamos e juntos vencemos muitos dragões que desejavam atrapalhar nossa felicidade.

Tempos depois ele passou na seleção para oficial da Marinha do Brasil e eu passei no concurso da Prefeitura do Recife e começamos a sonhar mais alto. Encontramos nosso apartamento, mas para somar nossa renda e financiá-lo teríamos que ser casados ou ter união estável. Como estávamos com pressa em fechar negócio, optamos por fazer uma certidão de União Estável, pois era mais rápido do que casar. Deu certo, compramos nosso apartamento e depois, com a aprovação do meu pai, começamos a morar juntos.

Apesar de estarmos muito felizes, sentia que faltava algo importante para completar nossa felicidade. Eu queria as Bênçãos de Deus e o ritual de passagem, com coroa, flores, tules, fitas e príncipe! Príncipe, sim, pois desde a primeira vez que o vi fardado, todo de branco, com espada e tudo não tive mais dúvidas disso! E meu príncipe ainda reúne os mais importantes atributos, que são aqueles tesouros que o tempo não destrói: honestidade, caráter, bondade, respeito, senso de humor e humildade. Alguns defeitos, também, afinal ele é um príncipe de carne e osso.

Estamos agora diante da realização do meu sonho de menina de ser uma princesa, pois vamos nos casar! Também não foi tão fácil chegar à essa decisão, pois como já moramos juntos, muitas vezes achei que não conseguiria e cheguei até a me dar por vencida. Para uma romântica feito eu, isso doía muito. Mas assim como ensinou a minha “Fada Mainha”, tive força de vontade, lutei pelo meu sonho, não desisti e o meu príncipe encantado vai me fazer princesa.

Talvez não conseguisse contar toda essa romântica história da minha vida se não fosse pelo “empurrãozinho” que me deu as sábias palavras da querida Silvia Poppovic no encontro do Observatório Feminino em homenagem às mulheres (07/03), onde enfatizou a importância de termos coragem e assumirmos nossos sonhos femininos, sem ter medo de que a sociedade ache ultrapassado, brega ou algo do tipo. Será que está na moda ser romântica e sonhadora quando a mulher atual tem se apresentado como forte e independente, tomando até o lugar de muitos homens? Ou será que podemos reunir as duas coisas: sermos fortes e independentes, mas sem deixar de lado a doçura do imaginário feminino? Estar na moda é e sempre será a vontade de ser feliz da maneira que for.

20130501-200502.jpg
A nossa noiva Dayana Guedes, Ana karla Gomes e Silvia Poppovic, no encontro realizado pelo OF em homenagem às mulheres.

Por isso, convido todas as amigas do Observatório Feminino, inclusive aquelas que até possam ser contra o casamento, a acompanharem a realização de um sonho de menina. Quero partilhar as alegrias, as ansiedades, as dúvidas e as delícias de subir ao altar para encontrar o meu príncipe encantado e casar com teto de aço e honras militares como num conto de fadas com final feliz…Ou será apenas começo?

 

 

 

 

Dayana Guedes,

Psicóloga – CRP-02/14061

Professora de Educação Física – CREF-3977-G/PE

 

30 Comments

Leave a Reply
  1. Que história mais linda Dayana. Fiquei tão emocionada que derramei algumas lágrimas. Desejo do fundo do meu coração(que também é romântico e sonhador) que o seu sonho se realize e seja tudo perfeito na sua vida. Beijo grande!

  2. Menina, eu estou tão feliz por vc!!! que história belíssima! digna de um conto de fadas mesmo. Sejam felizes Dayana! Deus é muito sábio e nós sabemos que tudo acontece no momento dele. Xero!!!

  3. Minha irmã linda e inteligente, sinto muito orgulho de você e de ter acompanhado de perto toda a sua linda história de superação e força de vontade, cada lágrima derramada, cada fogueira pulada e agora olha aí: você vai realizar o seu lindo sonho, com um grande homem, uma pessoa maravilhosa!
    Você merece tudo de bom e merece ser muito feliz, pois pessoas com o coração grande e generoso como o seu só merecem o sucesso!
    Que Deus abençoe ainda mais a união de vocês, que Ele seja sempre a base da construção da linda família que formarás!
    TE AMO MUITO!!! Um super, hiper, mega beijo pra tu!

  4. Se não fosse por tudo ou
    mais, minha ida à Recife terá valido só para ver escrita essa linda estória de amor! Seja feliz, Dayana!!! Com muito carinho, Silvia

  5. Obrigada pelo seu carinho, querida Silvia. Acredito que seu lindo exemplo de coragem e sucesso inspirou a todas nós a sermos mais verdadeiras e decididas quanto aos nossos sonhos. Isso assume uma dimensão tão grandiosa, afinal, de que vale a existência humana sem sonhos? Aprendi com você que quando os assumimos com coragem, eles nos impulsionam à felicidade.
    Um beijo carinhoso, Dayana.

  6. Essa história é realmente um verídico e fiel conto de fadas. Estamos muito felizes por você estar prestes a conquistar mais uma etapa desse conto da vida real. Quando criança, um sonho nasce num momento mágico da vida, é quando a mente está vulnerável a qualquer ensinamento, seja ele bom ou mau, e nessa importante condição entram em cena os heróis do preâmbulo da estória de um conto: os pais. Você e sua irmã foram contempladas com dois desses heróis, maravilhosos, dignos, íntegros, puros, enfim… Ficamos alegres por você cita-los com tanta propriedade e orgulho em seu lindo texto. Seu conto de fadas (sonho), já começou e está muito longe de seu epílogo; a natureza seria injusta em não conceder a concepção desse eterno momento feliz para duas pessoas tão admiráveis como vocês. Olha só, a menina sonhadora do passado, hoje uma mulher com atributos próprios regados por um coração puro e romântico, isso é lindo… Acho que a partir de hoje vou dar mais ouvidos as fadas.
    Nesse momento, desejamos a você a mais bela das coroas e sejam felizes para sempre. Cícero e Lucivânia

  7. Fico feliz por vc, se tem uma pessoa q merece ser feliz esse alguém é vc> E tenho certeza q aonde sua mãe, minha tia e comadre, está muito feliz or saber q contribuiu pela pessoa q vc é. Q Deus te abençoe, te ilumine e te proteja. Só posso te desejar felicidades… Sinta-se bjeida e abraçada…

  8. Obrigada pelas lindas palavras que me tocaram profundamente. Vocês sabem como tenho a agradecer aos meus queridos pais os valores que me ensinaram.
    É muito muito bom saber que temos amigos que ficam felizes com a nossa felicidade. Na verdade, esses são os VERDADEIROS AMIGOS.
    Um abraço carinhoso a vocês, Cícero, Lucivânia e Josy.

  9. Vc é uma grande vencedora, sempre te admirei como pessoa e agora tambem como sonhadora.Sonhar não faz mal a ninguem e principalmente quando esse sonho está perto de se tornar realidade. Seja feliz minha e afilhada, vc merece muito e muito. Q Deus te abençoe, te ilumine e te proteja, hoje e sempre. Estou feliz por vc…

  10. Dayana, nunca duvidamos da sua força, inteligencia e capacipadade na luta dos seus objetivos. Estamos orgulhosos de você. Tenho certeza que você e Elissandro foram feitos um para outro, que Deus os abençoe nessa nova etapa da suasw vidas. Beijos

  11. Amei!!!! A tua linda historia ,mim deixou bem mais romântica kkk. Só falta eu demostra este lindo pensamento ou sentimento . Muitas Felicidades no seu sono Realizado !!!

  12. Eu fiz vista grossa quando Elissandro começou a se encostar lá pelo ap e tal, com conversa mole, sabe como é, né?. Eu já estava mais flexível e não fiz questão dele vir falar comigo pra pedir Dayana em namoro. Afinal eu estava ali para manter a ordem e a disciplina, representava a classe paterna naquele momento. Por muito tempo vivemos como uma família, Dayana, Daíla e eu… depois chegou Elissandro (com aquele papo).
    Passamos por muitas coisas juntos! Alegrias e tristezas compartilhadas! Ainda bem que podíamos compartilhar, pois muitas vezes o “piano” estava pesado demais. Mas, como dizemos no Exército: é no fogo bem mais forte que se forja o aço bom! Eu vi essas duas meninas superarem coisas que eu não sei se eu conseguiria superar! O tempo passou e cada um tomou um rumo diferente, mas as árvores das nossas vidas sempre continuarão ligadas por nossas raízes.
    Day, eu poderia ter falado dos noivos e ter complementado alguma coisa sobre vocês. Poderia ter falado de caráter e de como você e Elissandro (que considero um irmão) são pessoas dignas e batalhadoras, mas quis falar de nossa amizade, pois quando você subir ao altar, tenha certeza que estaremos em 05: Você, Elissandro, Daíla, Dona Deusa e eu. O seu casamento vem coroar teus esforços, realizar teus sonhos, não pela cerimônia, mas por ser algo que você sempre quis.
    Que Deus continue abençoando teus caminhos, como tem feito até hoje!
    Alegria compartilhada!!!

  13. Parabéns Dayana, vc não me surpreende mais! Sempre soube de suas inúmeras qualidades, habilidades, inteligência, carisma e tantas outras coisas que fazem de vc esse espetáculo de pessoa e de profissional. Parabéns! Que a Lux Divina sempre ilumine os teus caminhos, você merece! Beijo grande. Samyra Guedes.

  14. Dayana
    Sua desenvoltura e inteligência é de conhecimento de todos nós. Ficamos sinceramente envaidecidos com seu sucesso e desejamos que você seja muito feliz e que concretize muitos outros sonhos.
    Com carinho:
    Edjane, Zezinho, Everton, Elton e Eric.

  15. Dayana! Um pouco da tua luta cheguei a compartilhar,mais tudo aquilo que DEUS coloca a mão, vem com muitas felicidades e muitas realizações, e muito mais felicidades virão, é o que eu te desejo bjsssssssss.

  16. Dayana! Um pouco da tua luta cheguei a compartilhar,mas tudo aquilo que DEUS coloca a mão, vem com muitas felicidades e muitas realizações, e muita mais felicidades virão, é o que eu te desejo bjssssss.

  17. Prima,

    Estou feliz por mais esta conquista em sua vida! Com certeza Deus está sempre no seu caminho te iluminando e te dando a inspiração necessária para viver e conquistar tudo o que tens conquistado. com certeza você encontrou seu príncipe e estaremos felizem em partilhar com você mais esse passo importante que é o matrimônio. Não posso mais pegar o buquê, mas com certeza estaremos juntas lá brindando a sua felicidade!
    Parabéns por tudo que você é, sinônimo de força, inteligência, romantismo… essa é Dayana Guedes.

    Bjus da prima, Renata Guedes.

  18. Te desejo muitas felicidades. Adoro vc minha madrinha, seja muiiiiiiiiiiiiiiiiito feliz. E agradeço a minha mãe por ter vc como madrinha, me sinto orgulhoso por isso. Vc merece, tudo de bom…

  19. Dayana a sua história é muito linda. Que o nosso bom Deus continue lhe abençoando sempre; pois Ele já tinha escrito a sua história com seu esposo. O nosso Deus sonda e conhece dos nossos mais íntimos desejos ,Ele esquadrinha os nossos pensamentos. Antes que venha a ter palavra na nossa boca Ele já sabe o que vamos falar. “O homem sonha mais o realizar é de Deus” este sonho já existia em seu coração, o nosso Deus esta concretizando. Estamos Orando por você

    Beijos. Katia Maria

  20. “Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.”
    1 Coríntios 15:57
    Que essa conquista seja coberta pelas bênçãos de Deus. Sua felicidade é a nossa felicidade também. Parabéns!

  21. Dayana Ramalho Guedes: que lindo! Uma história tão bem redigida que, sem dúvida, consegue emocionar a qualquer leitora, pois é perceptível a veracidade em tudo que foi escrito, a emoção, e sobretudo, o amor. Parabéns! Desejamos que Deus abençoe vocês sempre, que vocês continuem sendo essas pessoas encantadoras que são e hoje agradeço imensamente a Deus, não só por ter mais um contrato fechado, mas especialmente, falo de todo coração, por ter a honra de fazer parte do seu sonho de princesa; do seu casamento e no que depender da gente será um dia lindo; memorável. Conte conosco e seja muito bem vinda à JM Cerimonial. Um fraterno abraço nosso p vcs! (Jane & Paulo – JM Cerimonial e Eventos).

  22. Sem palavras, que história contagiante Dayana desejo de coração tudo de bom à vcs , fico lisonjeada de poder compartilhar com vcs esse momento que será unico em suas vidas. Saudades….

  23. Day… lindas palavras, linda história!
    Temos mesmo que viver e expressar todas essas coisas boas e belas, encher esse mundo de amor! Todo amor pra vcs… Felicidades!
    Grande bjo! Eu te gosto e admiro mto!

  24. Poxa vida estou muito feliz por você minha amiga,prima ou como costumávamos dizer pricunhadas. Obrigada por me fazer parte deste sonho como sua madrinha te desejo toda felicidade do mundo. Beijos muitos beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *