in

Flores Naturais – não abra mão delas!

Imagens: blog Amore / reprodução

Segundo estudos feitos na Universidade Rutgers (EUA), flores naturais produzem efeitos imediatos nas pessoas, mas também a longo prazo, melhoram o humor, marcam a memória e influenciam comportamentos sociais. Ambientes floridos são  mais alegres, mais convidativos. Conclusão: as flores são estimuladoras de boa disposição, portanto, não abra mão delas!

A escolha adequada de flores é um item  importante, que confere distinção e requinte a qualquer celebração. Tudo vai depender de sua sensibilidade para escolher o tipo adequado para cada ocasião. Se quiser cultivar flores em casa, saiba que jardins verticais estão em alta e você consegue fazer um em pouco espaço. Escolher flores da estação é a opção mais inteligente, já que os preços ficam mais acessíveis. Um efeito especial não necessariamente quer dizer utilizar toneladas de flores, em algumas ocasiões, um belo vaso com orquídea basta para surpreender positivamente seus familiares ou convidados.

Para tornar os ambientes descontraídos e alegres, como recepções ao ar livre durante o dia, em apartamentos com varandas, casas claras, onde a luz do sol possa complementar o arranjo, sugerimos, por exemplo, uma mistura inusitada que deu certo: ovos comuns e simples vasos de amor-perfeito ou violeta.

No dia a dia faça arranjos decorativos na sala de estar, mesa de jantar, lavabo, escolhendo locais estratégicos, onde a circulação de pessoas seja maior. Lembre-se, você pode receber seus convidados com modéstia, mas jamais com desleixo ou mau gosto, portanto, evite usar flores artificiais. Se você se acha desajeitada, seja otimista! Saiba que  tudo é uma questão de treino e boa vontade, então, que tal colocar a mão na massa? Escolha uma abóbora (achou estranho?) e utilize-a como vaso, depois misture flores diversas, sementes e frutinhas silvestres… olha só a harmonia visual, quem diria, heim? Você é capaz de reproduzir isso? Tente e mande a foto pra gente…

A influência positiva das flores está mais do que comprovada. Flores naturais podem servir em várias ocasiões, não só para embelezar a sua casa ou harmonizar os ambientes de uma recepção. Para arranjos de mesa, num almoço ou jantar, escolha as sem perfume. As flores podem substituir as palavras podendo ser enviadas a alguém como pedido de desculpas, como cumprimento em ocasiões especiais (aniversários, formaturas, boas-vindas) ou como agradecimento por uma gentileza recebida (como um convite para almoço ou jantar). Afinal, flores são sempre bem-vindas, exceto quando enviadas a pessoas internadas em hospital, pois além de poder causar alergias em pacientes, aumentam o risco de infecção hospitalar.

No Brasil, somos privilegiados pela grande variedade e exuberância das flores tropicais, campeãs em durabilidade, cor e beleza. Hoje em dia não existem mais regras para a criatividade nos arranjos: tudo é permitido. Já viu como fica lindo um buquê feito com flores tropicais? Abaixo um exemplo de mistura tropical, onde cores e formas se transformaram em um inesperado buquê de noiva… Simplesmente lindo!

Jamais saia de um evento levando as flores ou qualquer outro item da decoração ambiente, a menos que esse  item tenha sido planejado pra isso e lhe seja oferecido como lembrança pelos anfitriões. Repetindo: não constranja as pessoas pedindo para levar algo da decoração de uma festa!

As orquídeas são consideradas flores exóticas e extremamente sofisticadas. Algumas espécies têm durabilidade de até 90 dias, ficando como as tropicais, entre as flores com maior durabilidade do mercado sendo, portanto, um ótimo investimento para decorar a sua casa.

A minha preferida é a Phalaenopsis amabilis. Conhecidas como “orquídea borboleta”. A espécie é uma das mais vendidas no varejo porque suas flores duram até 90 dias. Sua haste pode ser longa e conter muitas flores. É muito indicada para quem mora em apartamento. O melhor é comprá-la com a haste em botões e esperá-las florescer em casa… Lindas!

Estive na Exposição de Orquídeas de PE, onde a estrela foi a orquídea Cattleya Labiata, que é a orquídea nativa brasileira mais popular e desejada. Conhecida como “rainha do nordeste”, suas flores nascem no verão, são grandes, perfumadas e coloridas nos tons de lilás, roxo, branco ou azuladas.

Confira o vídeo sobre o uso de flores naturais na ambientação, no meu programa “Toque de Classe”, produzido pela TV Guararapes: www.tvguararapes.com

4 Comments

Leave a Reply
    • Vocês me conquistaram pela qualidade dos produtos, pelo atendimento personalizado e atenção. Por serem produtores de flores tropicais, possuem o melhor preço da categoria no mercado aqui em PE: fórmula perfeita para essa minha fidelidade.
      Ah, deixem-me contar para as observadoras que vocês têm o serviço diferenciado de reposição de flores, como as lindas orquídeas que enfeitam nossas casas e são trocadas por outras novinhas quando necessário! Serviço diferenciado e prático para quem quer ter sempre a casa florida por um bom preço! Um beijo carinhoso a todos que fazem a Floricultura Musa Tropical!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bota: escolha a sua

Bolsa é LUXO